Ouvido entupido quais os sintomas e causas desse problema

Ouvido entupido: quais são os sintomas e causas

Praticamente todo mundo já sentiu aquela sensação de ouvido entupido, as vezes dura poucos minutos ou pode durar até mesmo dias.

Apesar de ser comum, é bem incomodativo para quem sofre desse mal. Existem várias causas para o ouvido entupido, mas é necessário saber identificar o problema para certificar-se que não se trata de algo mais grave.

Por isso, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse assunto, saber mais sobre como se livrar dessa sensação e quando devemos procurar ajuda médica.

Confira:

SINTOMAS DE OUVIDO ENTUPIDO

A orelha é uma região sensível do corpo humano, é nela que funciona o canal auditivo que nos fornece audição. Porém, é uma região exposta a sujeiras e outros elementos.

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha passado pela experiência de um ouvido entupido, geralmente acontece na estrada quando subimos a serra, em um voo de avião ou após um mergulho na piscina, por exemplo.

Os sintomas de um ouvido entupido é basicamente essa sensação de ter algo no canal trancando a passagem do som, pode também estar acompanhado de coceiras, zumbido e dores. Em casos mais extremos, pode causar vertigens e febre.

OUVIDO ENTUPIDO, O QUE PODE SER?

Como vimos acima, o ouvido entupido pode ser de uma atividade momentânea como a pressão atmosférica que sofremos após decolar em um avião.

Mas não é só isso, o entupimento pode ser sintoma de alguma doença como gripe ou sinusite, ou até mesmo pode ser um sinal de problemas na audição.

É importante então, descobrir a causa da situação, para realizar o tratamento adequado e descartar a possibilidade de doenças relacionadas.

CAUSAS DO OUVIDO ENTUPIDO

Existem diferentes causas que podem levam a entupir o ouvido, desde a água do chuveiro que caiu diretamente na orelha até a existência de um objeto no canal.

SINTOMAS DE OUVIDO ENTUPIDO

Vamos conhecer algumas delas:

1- Ouvido entupido por cera

A chamada cera de ouvido exerce uma função essencial: proteger nossos ouvidos.

Porém, ela é a causa mais comum desse problema de entupimento. Isso porque a higienização errada da orelha pode causar um excesso de cera, que consequentemente entope a região do ouvido.

Nesse caso, não se trata apenas de uma sensação de ouvido entupido, de fato ele está com uma quantidade grande de cerume que acaba bloqueando o canal.

Por isso, é aconselhado que para fazer a limpeza da orelha sejam tomados alguns cuidados como não retirar totalmente a cera e realizar a higienização apenas externamente.

2- Água no ouvido

O entupimento por água no ouvido também é uma das causas mais comuns.

Pode ocorrer durante o banho, quando inclinamos a cabeça para lavar os cabelos, por exemplo. Ou durante um mergulho no mar ou na piscina, visto que estamos imersos na água.

O desentupimento pode ser feito com a técnica de deitar a cabeça para o lado do ouvido que está entupido e dar uma chacoalhada para que a água saia. Se não obtiver sucesso e o ouvido não melhorar em alguns dias é indicado uma consulta ao médico.

Para evitar que esse problema aconteça, é aconselhado o uso de tampões especiais para o contato com a água.

3- Ouvido entupido por gripe

Agripe, o resfriado e a sinusite são doenças que costumam trancar o nariz e também os ouvidos, devido às secreções.

Nesse caso, a solução é curar a doença que está causando essa obstrução primeiro, que naturalmente o desentupimento acontecerá.

4- Otite

A otite é uma infecção que atinge o ouvido, embora seja comum, é uma doença perigosa. Ela causa a inflamação do canal auditivo o que dificulta a passagem de som, gerando a sensação do ouvido estar entupido.

Dentre os sintomas da otite, estão a sensação de ouvido entupido, coceira, vermelhidão na orelha, febre baixa e dores.

Para curar a infecção de ouvido, é indicado que a pessoa realize uma consulta com um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado.

5- Alteração da pressão atmosférica

Como mencionado anteriormente, subir de carro uma montanha ou realizar uma viagem de avião causam a sensação de ouvido entupido, isso acontece devido a mudança na pressão atmosférica.

Quando estamos a uma altura diferente do costume, nosso corpo sofre com a diferença de pressão, pode ocorrer vertigem e também o entupimento do ouvido.

Uma estratégia utilizada para aliviar essa sensação é mascar chiclete durante a decolagem do avião ou durante o caminho na estrada. O ato de bocejar também pode ajudar a desentupir.

Essas são só algumas das causas do ouvido entupido, é importante seguir as dicas para aliviar o incômodo e caso o problema persista, procure ajuda de um médico especialista.

Remédio caseiro com casca de laranja para otite

Uma boa solução natural para ajudar a tratar a dor de ouvido é tomar o chá de poejo e guaco com casca de laranja.

Ingredientes

  • 1 punhado de guaco;
  • 1 punhado de poejo;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 L de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta adicionar os ingredientes na água fervente, tampar e deixar o chá em infusão por aproximadamente 15 minutos. Posteriormente coe e beba o chá 3 vezes ao dia, enquanto durar os sintomas de otite.

Para evitar os episódios de dor de ouvido é recomendado secar muito bem os ouvido após tomar banho ou estar na praia ou na piscina, por exemplo, envolvendo um dedo com uma toalha fina e secando a região até onde o dedo alcança e evitar o uso de cotonetes.

O que não fazer

Para evitar complicações, é recomendado que os remédios caseiros não sejam colocados diretamente no ouvido, pois pode agravar ainda mais a situação. Assim, a melhor forma de realizar o tratamento caseiro é usando um algodão pouco molhado com o remédio caseiro e colocar sobre o ouvido.

Normalmente a dor de ouvido passa dentro de poucos dias com o uso dos remédios caseiros, no entanto caso a dor seja persistente ou surjam outros sintomas, é importante ir ao otorrinolaringologista para que seja iniciado o tratamento mais específico.