esta pode ser a verdadeira razão da dor nas suas costas

Jamais ignore este sinal: esta pode ser a verdadeira razão da dor nas suas costas

Dor nas suas costas: É muito difícil achar alguém que nunca tenha sofrido com dores nas costas durante a vida. Segundo um especialista, Ronald J, que é ortopédico, mais de 50% da população irá ter dores nas costas em algum momento da vida.

As dores de costas, especialmente as dores lombares, são uma das causas mais comuns das dores corporais. Nesta secção iremos analisar os seus sintomas e causas, bem como saber como aliviar as dores de costas.

Como as dores de costas nos podem afetar

Se sofrer de dores de costas, poderá ser mais difícil realizar determinadas atividades como subir escadas e levantar objetos pesados (ou objetos que costumava levantar facilmente). Isto pode perturbar a sua rotina diária e afetar a sua qualidade de vida.

Dor nas Costas e na Coluna

Causas das dores de costas

As dores de costa podem ter várias causas; entre elas contam-se lesões, problemas a nível das articulações e distensões musculares. O local onde se sentem as dores de costas pode ser indicativo da sua causa.

As dores lombares são normalmente provocadas por:

  • Espasmos musculares
  • Dobrar as costas, levantar ou transportar objetos pesados
  • Estar sentado ou conduzir numa posição em que tem as costas arqueadas

A dor na zona superior das costas é normalmente provocada por:

  • Irritação muscular provocada por musculatura enfraquecida
  • Acidentes e sobrecarga ou lesões desportivas

Se o seu trabalho envolve as seguintes tarefas e estas não são realizadas de forma adequada, tal facto poderá ter como consequência dores de costas:

  • Levantar, transportar, empurrar ou puxar incorretamente
  • Estar sentado ou conduzir durantes longos períodos de tempo sem fazer pausas
  • Estar de pé ou dobrado durante longos períodos de tempo

Sintomas das dores de costas

As dores de costas podem ser sentidas de muitas formas, variando entre dor moderada e dor forte ao ponto de poder afetar a sua mobilidade. Leia também: Dormência nos braços e mãos.

As dores de costas podem ser sentidas como dores musculares, dor lancinante e pode reduzir a flexibilidade ou a amplitude dos movimentos.

Pode sentir dores de costas como uma sensação de formigueiro ou de ardor, uma moinha dolorosa ou dor aguda.

Tratamento especializado

Em alguns casos, não necessitará de consultar um médico em relação às suas dores de costas, uma vez que a sua farmácia o poderá aconselhar acerca de analgésicos que poderá tomar para tratar você próprio a dor. Mas se tiver problemas em suportar a dor ou se esta estiver a demorar demasiado tempo a passar, então terá de consultar um médico.